Como Ter Uma Comunicação Eficaz , com um repertório adequado e assertivo na emissão de uma ideia, além de uma postura que permita ouvir e entender outras opiniões.
Ser popular em redes sociais não significa ser um comunicador assertivo, principalmente quando se trata da vida profissional, em que a comunicação eficaz se torna imprescindível em qualquer cargo ou trabalho individual e em equipe.
Para tornar a sua comunicação, verbal e escrita ainda mais eficaz, reunimos dicas e técnicas que melhorarão suas relações e interações sociais.
1. Seja um bom ouvinte.
Mesmo que você discorde da opinião do outro, procure manter o equilíbrio na conversa. Controle a vontade de expôr todas as suas ideias de uma vez e mostre atenção ao que outro pensa e tem a dizer.
Uma boa conversa, mesmo que um tenha mais conhecimento sobre o tema, se baseia em troca de informações. Mantenha-se vivo e mostre seu ponto de vista, mas espere a conclusão do pensamento do outro e use argumentos contundentes, calmos e coerentes.
2. Seja objetivo.
Com o dinamismo do mundo virtual, a necessidade de objetividade se tornou ainda maior. Perder tempo com ideias vagas acaba fragilizando o discurso e entendiando seu ouvinte, expectador, leitor ou cliente. A comunicação eficaz se dá através da criatividade, apresentação de boas ideias e argumentos, além de opiniões claras e diretas.
3. Tenha conhecimento.
Falar, escrever, “tuitar” e expressar uma opinião de uma maneira geral exige domínio sobre o assunto, seja através de estudo ou experiência que agregue algum valor ao receptor. Transmitir ideias falsas é um risco para o comunicador de perder a credibilidade.
4. Atenção à linguagem utilizada.
Em ambientes muito formais, evite o uso de gírias e abreviaturas, em falas e textos, que podem empobrecer e tornar o discurso vago. Já em conversas mais informais, evite termos muito rebuscados e científicos. Em ambas as situações, aposte no bom humor e leveza no discurso, essa é uma forma de manter a interação do diálogo e cativar o ouvinte.
5. Preste atenção à resposta do outro.
Em qualquer situação, o “feedback” é uma maneira construtiva de tornar a sua comunicação mais eficaz. Mas preste atenção na disposição e forma com que essa resposta é dada, ignore grosserias e ofensas e se foque em opiniões de pessoas com credibilidade e bom senso.
Nem sempre o ouvinte expressará uma opinião clara ou afirmará, com certeza, que entendeu a sua mensagem, por isso é preciso prestar atenção a outros pontos que dirão se a sua ideia foi compreendida com sucesso.
Uma dessas formas é a linguagem corporal. Olhar vago, bocejos, corpo desviado da direção do outro indicam desinteresse no que está sendo dito e desconforto com a situação. O mesmo vale para quem está emitindo uma opinião, uma postura desleixada, cabeça baixa e olhar não direcionado ao outro podem trazer uma ideia de desinteresse ou falta de verdade no que está sendo dito.

0 comentários:
Postar um comentário